Loading...

quantusRT-OCT

Avaliação automática da presença de microquistos e pontos hiperreflexivos com base na análise quantitativa das texturas do conjunto de imagens de OCT.

Não invasivo: quantusRT-OCT® Baseia-se na análise da Tomografia de Coerência Óptica (OCT) na retinopatia diabética, evitando assim a necessidade de utilização de técnica invasiva.

Rápido: quantusRT-OCT® gera resultados precisos em apenas alguns minutos.

Tabela de confiabilidade quantusRT-OCT

  Sensibilidade Especificidade
Observação clínica 80.0% 92.0%
Microcistos 87.3%% 94.4%
Pontos hiperreflexivos 82.8% 85.6%
* Especificidade: probabilidade de o teste identificar como não doente alguém que não está realmente doente.
* Sensibilidade: probabilidade de o teste identificar como doente alguém que realmente o está.

POR QUE O QUANTUSRT-OCT FUNCIONA?

Uma ferramenta de apoio automatizada é definida como aquela que requer uma intervenção médica mínima ou nenhuma para obter um resultado. Nos últimos anos, a investigação tem-se concentrado em algoritmos automáticos para melhorar o diagnóstico clínico atual a partir de imagens. A ascensão das técnicas de Inteligência Artificial, e especialmente do Deep Learning, tem aumentado o número de estudos que utilizam este tipo de algoritmos no diagnóstico oftalmológico.

Vários estudos recentemente publicados evidenciam que a deteção de retinopatia diabética utilizando modelos treinados de Deep Learning pode alcançar uma elevada precisão em diversas populações e fornecem comparações quantitativas de como o desempenho do modelo pode variar entre conjuntos de dados que consistem em retinografias de diferentes gravidades e etnias.

quantusRT-OCT Apresenta-se como um novo método de Inteligência Artificial baseado em Deep Learning de última geração. Permite identificar padrões associados a patologias específicas e determinar o risco da presença de microquistos e manchas hiperreflexivas no olho.

A tecnologia baseia-se na realização de uma análise quantitativa da textura de vários cortes da retina obtidos através de um tomógrafo ocular. Esta análise permite identificar padrões associados a patologias específicas e determinar o número de cortes que apresentam microquistos ou manchas hiperreflexivas nas 15-30 imagens que compõem um estudo OCT.

QUANDO USAR O QUANTUSRT-OCT?

quantusRT-OCT Foi desenhado com um foco claro na população diabética, e pretende ser uma ferramenta de deteção de retinopatia diabética, sendo de grande ajuda no rastreio de doentes com fatores de risco, na monitorização de doentes e na priorização de listas de espera.

quantusRT-OCT:



NÃO INVASIVO


CONFIÁVEL


RÁPIDO